terça-feira, 19 de maio de 2009

Correspondente do TFLA diretamente da Itália

La bella e reale Italia

* by Jonathan (Wander)

Bem, estar na Itália é algo difícil de se explicar, porque ela é um pouco diferente do que se espera.

Naturalmente, vale a pena dar um mergulho na história e ver de perto as maravilhosas ruínas do império romano em Roma, os tesouros artísticos de Florença e os canais de Veneza. Alem disso, também são imperdíveis a metrópole Milão, a bagunça de Nápoles e as maravilhosas praias da Sardenha. Aproveitando a viagem, é sempre bom experimentar o prato local, cada cidade tem uma peculiaridade culinária. A grande maioria são massas com variados molhos, como o tortellini de bologna, mas algumas regiões guardam receitas surpreendentes, como Florença, na Toscana, que faz o "lampredotto", muito parecido com nossa dobradinha, e a "porchetta", que è um bacon bem gorduroso e pesado, saborosíssimo.

Os italianos são, como eles mesmo dizem, sazonais. No inverno, a maioria está de preto e mal humorada. Mas a primavera chega, a temperatura sobe e eles saem, sorridentes e "solares" (adjetivo local), com roupas coloridas e distribuindo cortesias e gentilezas. À primeira vista, um italiano assusta. Eles dizem o que pensam e não se preocupam com a sua opinião. Com o tempo, eles se revelam simpáticos e amigáveis. Muitas são as histórias, minhas ou dos meus amigos brasileiros, de apuros em lojas e supermercados devido à impaciência e intolerância dos italianos. Entretanto, seis meses na terra da massa nos fizeram mudar de idéia e ver que os italianos são bacanas. Para tudo dá-se um jeito, coisa bem italiana também – os jeitinhos criados pela máfia estão bem enraizados em toda a cultura local!

Mas a Itália não é feita só de italianos. Com uma recente forte imigração, o país passa por um período de adaptação aos árabes, asiáticos, africanos e latino-americanos que se instalaram nas principais cidades. Em Roma, a maior parte das lojas de souvenires são de japoneses; em Bologna, há muitos mercadinhos de paquistaneses e em Florença, há uma feira como a feira hippie dominada por brasileiros. Infelizmente, os italianos têm sido muito resistentes e um tanto quanto preconceituosos. O presidente do conselho, Silvio Berlusconi, vem tentando inibir a entrada e repatriar imigrantes clandestinos, além de criar medidas que dificultam a instalação e integração dos imigrantes legais na comunidade italiana.


Enfim, a terra da bota é um lugar maravilhoso, pela diversidade de ambientes, temperaturas, ondas e humores. Possui lugares incríveis para esquiar e praias que fazem inveja aos trópicos. E a boa massa ou a tradicional pizza, sem ketchup - claro!

2 comentários:

Thalita Carvalho disse...

mas que saudade desse meu amigo!! Bom ouvir notícias suas!!!

Luana disse...

Saudade também...