quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Dia das Bruxas ou Dia do Saci?

No Brasil a comemoração do Halloween é recente, e chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana.

Entretanto, a origem do Halloween vem dos celtas.

Diz a lenda que os espíritos dos mortos, no dia 31 de outubro, procuram os vivos para possuírem seus corpos e voltarem à vida. Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casa, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão assustadores quanto possível, a fim de afugentar os que procuravam corpos para possuir.

Em 2005, o governo brasileiro instituiu o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro), como uma forma de preservar nosso folclore.

Assim sendo, fica decretado que a festa de Halloween do TFLA também será a festa do Saci. Todas as fantasias serão aceitas e bem-vindas: Emílias, Mulas-sem-cabeça, baianas, fadas, super-heróis, personagens em quadrinho, princesas, legumes ou animais.

Use a imaginação (e o guarda-roupa da família) e invente a sua fantasia!

Lembre-se: o prêmio vale o esforço!

2 comentários:

Luana disse...

Que legal essa história do Saci! Não sabia disso não... TFLA também é folclore, não é mesmo?

Bacana a festa incentivar o lado brasileiro do halloween. Misturando tudo nossa festa vai ficar sensacional!

Mas ainda não decidi minha fantasia... Tô pensando, tô pesando.

Amanda Microni (Rebecca) disse...

Também adorei essa mescla de Folclore com Halloween.

Isso me deu até uma inspiração...

Me vestir de mula-sem-cabeça!!! é assutador e faz parte da cultura folclórica brasileira!Assim, estarei fiel a ambas idéias de Festa do Saci + Dia das bruxas

Que tal???